Nº3 | JUL 2023

Questionário Small.com

Compreender as competências digitais e as proficiências específicas do sector: Principais conclusões e implicações

Na sequência da distribuição do questionário do projeto "Small.com", foi recolhido um total de 794 respostas. Estas respostas foram obtidas através dos esforços das quatro empresas parceiras que participaram ativamente na partilha do questionário. O próprio questionário está estruturado em torno de três parâmetros-chave: "Facilitadores do negócio", "Competências humanas digitais" e "Competências sociais humanas digitais". Ao analisar os dados obtidos a partir das respostas obtidas, surgiram correlações interessantes entre os grupos etários e as competências. Relativamente à categoria "Business Enablers", a faixa etária com maior correlação de competências situa-se entre os 20 e os 30 anos. Por outro lado, o grupo etário entre os 41 e os 50 anos apresentou a correlação mais elevada de competências tanto em "Digital Human Skills" como em "Digital Human Soft Skills".

Além disso, uma análise mais aprofundada das respostas ao questionário revelou como as diferentes categorias de competências se relacionam com sectores específicos. As "Digital Human Soft Skills" e as "Digital Human Skills" apresentaram uma correlação mais forte no sector primário, enquanto os "Business Enablers" demonstraram uma correlação mais proeminente no sector terciário. Além disso, foi possível observar uma correlação digna de nota entre a dimensão das empresas e os seus níveis de competências. As médias empresas demonstraram uma maior proficiência em "Digital Human Soft Skills" e "Digital Human Skills", enquanto as grandes empresas se destacaram em "Business Enablers".

Uma das conclusões mais destacadas está relacionada com a distribuição das respostas entre as empresas parceiras. Os parceiros "T2I" e "EDIT Value" receberam mais respostas de indivíduos que trabalham em grandes empresas, enquanto a "Globalnet" reuniu um maior número de respostas de pequenas empresas e a "AEP" conseguiu atrair mais participantes de médias empresas. 

À medida que o projeto continua a evoluir, estas conclusões permitiram a adaptação do questionário com base nos resultados estatísticos, a fim de desenvolver uma ferramenta capaz de ajudar as empresas a identificar as suas necessidades de digitalização, bem como ajudar os indivíduos a compreender as suas necessidades para melhorar as suas competências digitais e humanas.

Eventos Small.com

Divulgar a digitalização

Após a conclusão dos dois primeiros resultados do projeto Small.com, o e-book "Transformação Digital nas Micro e Pequenas Empresas: Tendências e Necessidades" e a Ferramenta Modelo de Avaliação de Maturidade, foram realizados 4 eventos multiplicadores em Portugal, Itália e Polónia.

Em Portugal, o evento realizou-se em maio, em Vila Nova de Famalicão, com o tema "Gestão da Marca e Comunicação nos meios digitais", onde a apresentação do projeto e dos seus resultados ajudou os presentes a compreender o posicionamento das suas empresas no atual cenário digital e a sua importância na comunicação com o mercado.

Em Itália, foram realizados dois eventos, em Rovigo, em maio, e em Rimini, em junho. O primeiro evento "Tecnologias Digitais e Eficiência Energética" centrou-se em duas questões importantes: a utilização de tecnologias IoT para melhorar a eficiência energética nos sectores industrial, comercial e doméstico e a avaliação da maturidade digital das empresas para otimizar o seu desempenho, competitividade e sustentabilidade.
A segunda ocorreu no âmbito da feira internacional de inovação tecnológica e digital "WMF2023 - We Make Future". Foi uma oportunidade incrível para fazer networking, conhecer as tecnologias mais actuais e os especialistas da área e, sobretudo, para dar a conhecer os outputs que estão a ser desenvolvidos no projeto e os resultados alcançados até ao momento.

Na Polónia, em Poznan, foi organizado um evento em junho para divulgar o projeto e reuniu gestores e funcionários de PMEs, bem como formandos adultos e prestadores de educação de adultos, representantes de instituições de ensino de várias áreas que estavam interessados nos resultados do projeto. Os participantes participaram ativamente no evento. Após a apresentação dos resultados, houve um espaço para perguntas, que permitiu aos participantes esclarecer quaisquer dúvidas que tivessem sobre o projeto.

Estes eventos envolveram 137 participantes presencialmente e 46 em modo online.

Encontros transnacionais

Quando - 20 de julho de 2023
Onde - Treviso - Itália (T2i)

O T2i acolheu a 4ª reunião transnacional do projeto Small.Com em Treviso, Itália, no dia 20 de julho.
Nesta reunião, foram apresentados os resultados da ferramenta de autoavaliação da maturidade da transformação digital e a evolução do questionário. A versão final do kit de formação (curso online aberto e massivo - MOOC) e a funcionalidade da plataforma de aprendizagem foram discutidas.

Além disso, os parceiros fizeram um relatório sobre o estado da disseminação do projeto e debateram a sua expansão.