Nº2 | MAR 2023

Small.Com

O nosso e-book está disponível no website do projecto Small.Com!

A "Transformação Digital em Micro e Pequenas Empresas": E-book "Tendências e Necessidades" centra-se na desconstrução de um processo de "Transformação Digital" bem-sucedido, especialmente quando aplicado a micro e pequenas empresas. No entanto, este E-book foi desenvolvido tendo em mente todos aqueles que querem melhorar os seus conhecimentos sobre o assunto. 

Desde simples explicações dos conceitos principais da "Transformação Digital", até à explicação dos quadros legais, este e-book adota uma abordagem mais pragmática num processo de transformação digital na Europa. Ao explorar este e-book, poderá saber mais não só sobre as oportunidades que se podem desenvolver a partir da implementação de uma transformação digital, mas também sobre os perigos e problemas de um processo de transformação digital. 

Finalmente, para melhor exemplificar as preocupações, barreiras e desafios reais e práticos que os indivíduos enfrentam na implementação de soluções digitais nas empresas, este e-book fornece as principais conclusões de grupos de discussão e entrevistas que foram realizadas em 3 países diferentes.

Este e-book está disponível em inglês, e estará disponível em português, italiano, e polaco, e é completamente gratuito para download no website do projeto.

Ferramenta Small.com: O Inquérito

Tendências de transformação digital dirigidas às micro e pequenas empresas

No âmbito do projeto Small.com, Empowering Small Businesses for Sustainability with Digital Transformation, desenvolvemos a ferramenta de avaliação "SMALL.COM", um inquérito de maturidade de transformação digital que permite ao inquirido, por um lado, avaliar a maturidade digital da sua empresa, quer como CEO, gestor, empregado e empresário e, por outro lado, diagnosticar os seus conhecimentos digitais, necessários para participar num processo de transformação digital.

O questionário fornece um feedback com pontuação para as 3 secções: (1) Capacitadores de Empresas, uma parte muito técnica, não presente se a pessoa que preenche o questionário for um particular; (2) Competências Humanas Digitais e (3) Competências Suaves Humanas Digitais. Esta partição permite ao utilizador analisar o seu nível de maturidade digital em diferentes áreas.
Em dois meses, já recolhemos mais de 200 respostas e, só para partilhar alguns dados, as estatísticas atuais mostram-no: (a) A faixa etária dos inquiridos é ampla: entre 20 e 60 anos com uma percentagem mais elevada na faixa dos 41-50 anos (32%); (b) Os inquiridos pertencem a várias profissões: gestores (11%), empresários (29%), trabalhadores de escritório (38%), particulares (11%) e estudantes (2%); (b) Em geral, notamos um nível médio de conhecimento sobre questões digitais, mas olhando para a parte das competências digitais humanas no campo da ciber-segurança, vemos uma maior insegurança com um nível de conhecimento mais baixo. Por exemplo, constatamos que 30% dos inquiridos não sabem como encriptar, proteger com palavra-passe, ou de outra forma garantir o acesso aos dados quando estes estão a ser enviados ou armazenados. Os 24% não sabem como verificar se é seguro fornecer dados pessoais num website e 15% não sabem como se proteger de encontros e materiais em linha indesejados e maliciosos.

Toda a informação que estamos a recolher está a revelar-se muito útil para analisar quais são os pontos fortes e fracos das competências dos trabalhadores relacionados com a transformação digital, de modo a poder compreender as suas necessidades reais sobre o assunto.

Se também quiser testar a si próprio e se estiver curioso em conhecer o seu nível de competências digitais, CLIQUE AQUI e comece o questionário!

O questionário é anónimo e leva apenas cerca de 20 minutos a ser preenchido. A sua contribuição é altamente importante para validar a ferramenta "SMALL.COM", bem como para avaliar o estado atual dos processos de digitalização nas empresas e para compreender quais poderiam ser as expectativas.

Para mais informações sobre o projeto e como se envolver, pode visitar o website do projeto aqui: https://www.smallcom.eu/
 

Encontros Transnacionais

Quando - 16 de Março de 2023 
Onde - Poznan - Polónia (Globalnet) 

A segunda reunião do projeto teve lugar em Poznan (Polónia) durante o período de 16-17 de Março de 2023. Esta reunião foi uma oportunidade concreta para conhecer melhor os parceiros, analisar as tarefas realizadas até à data por cada um deles, bem como organizar as várias atividades previstas ao longo do projeto. Especificamente, os parceiros discutiram a finalização do resultado do projeto 1 (E - livro) e analisam o feedback e decidem sobre as melhorias da ferramenta de digitalização no resultado do projeto 2 e concluem o desenvolvimento do conteúdo do resultado do projeto 3 Kit de Formação (curso em linha aberto massivo - MOOC). Além disso, os parceiros discutiram a plataforma de e-learning Small.Com e os materiais necessários para serem carregados no website, plano de trabalho, atividades e cronograma.